Nome de baptismo: Dorinda dos Anjos Martins
Data de nascimento: 14/06/1922
Local de nascimento: Benfeita - ARGANIL
Data de falecimento: 16/03/2012
Local de falecimento: Benfeita - ARGANIL
Sepultado em: Cemitério de Benfeita - ARGANIL
Localização: Sepultura 40
Responsável: Site da Benfeita - 19/03/2012

Dorinda Martins - 02/06/2001

DORINDA MARTINS

1922-2012

Dorinda dos Anjos Martins era natural da Benfeita, onde nasceu em 14/06/1922. Era filha de Maria dos Anjos Gonçalves Martins, falecida em 17/01/1973, com 86 anos, e de António Martins Júnior, que faleceu alguns dias antes do seu nascimento, em 06/05/1922, com 28 anos de idade.

Dorinda Martins, também conhecida por "Dorinda Gorda", era uma "mulher de armas". Nunca foi gorda; mas, como fisicamente era a mais forte e possante de todas as Dorindas da sua geração, foi esse o nome por que foi apelidada para ser distinguida das outras. Era assim, na nossa terra!

Desde cedo que a vida do campo fazia parte dos seus afazeres diários para ajudar a sua mãe, com quem vivia, e seu irmão, Arlindo Martins Gonçalves, mais velho do que ela, cerca de três anos, e que optou pela profissão de pedreiro.

As dificuldades por que passaram, na sua infância, não permitiram que continuasse os estudos tendo abandonado a escola depois de concluída a terceira classe. Desde então passou a tratar das suas cabras, ovelhas e galinhas, fazia queijo e requeijão, cozia a broa e, nas suas "territas", tratava das batatas, do feijão e das cebolas. Passou, depois, a trabalhar para fora no amanho das terras, carregando lenha e cavacas de madeira, na vindima e na apanha da azeitona.

Com 23 anos de idade casou com António Simões, da Benfeita, de quem teve um filho, Arlindo Martins Simões.

Nos seus tempos livres gostava de dançar e cantar. Foi porta-estandarte do Rancho Infantil "O Manjerico", da Benfeita, fundado em 1943 por António Bernardo Quaresma "tio Quinta-Feira", e pertenceu ao Grupo Coral da Paróquia de Santa Cecília, onde a sua voz era muito apreciada.

Estimada por toda a gente da terra, a tia Dorinda, como também era conhecida, foi uma pessoa que sempre lutou contra as adversidades da vida e tinha um amigo em cada pessoa da sua terra.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Clique sobre as imagens para ampliar