QUIOSQUE  DA  BENFEITA

Bar-esplanada de Verão

Espaço polivalente

Do dia para a noite...

Quiosque da Benfeita

Foi inaugurado no passado dia 14 de Junho de 2008 com grande pompa e brilhantismo, um bar-esplanada na Benfeita, que irá funcionar durante todo o período do Verão, até 5 de Outubro, presumivelmente por um período de 5 anos, no espaço multiusos construído no antigo Campo da Bola. Nesta inauguração estiveram presentes os autarcas da região, toda a população, em geral, e uma grande multidão vinda de outros lugares, entre os quais numerosos estrangeiros, tendo sido oferecido um beberete que durou até tarde, na noite.

Antigo Campo da Bola

Novo espaço polivalente

Antigo campo da bola

Novo espaço multiusos

Os seus proprietários, Nuno Gonçalves e Luís Correia, naturais de Lisboa, quiseram trazer para este local uma lufada de ar da capital, com equipamentos modernos, criando um ambiente pouco habitual nas aldeias do interior, onde não falta uma tela de grandes dimensões para projecção de imagens de vídeo, música ambiente durante todo o dia, uma tenda com puffs, e espreguiçadeiras com vista para a ribeira da Mata. Os chapéus de sol, com mesas e cadeiras, cuidadosamente colocados no recinto, prestam o apoio necessário ao serviço de bar desta esplanada.

Quiosque da Benfeita

Quiosque da Benfeita

Nuno e Luís, estão conscientes do risco financeiro deste empreendimento dado a aldeia ter um número de habitantes muito reduzido, maioritariamente idosos; ter uma situação geográfica bastante difícil; ter uma oferta de estacionamento precária e muito complicada, e não ser propriamente este o tipo de oferta que os visitantes das Aldeias do Xisto estão à espera de encontrar, sendo mais próprio das modernas e animadas zonas ribeirinhas de algumas cidades do litoral.
Mas, a juventude gosta deste tipo de animação e convívio, em qualquer lugar, e é um modo de se sentir integrada.
Aqui irão ser apresentados espectáculos musicais para apresentação de artistas da região, nomeadamente em sessões de karaoke, e não há condicionamentos ao fumo do tabaco. Só esperemos que o consumo de álcool não torne a estrada da Benfeita ainda mais perigosa.

Quiosque da Benfeita

Quiosque da Benfeita

Situado no trajecto para a Fraga da Pena, para a Mata da Margaraça e para o Piódão, o Quiosque da Benfeita vem tornar-se num polo de atracção para o turista que passa com destino àqueles locais, constituindo, no momento, o único local onde se poderá comer uma refeição ligeira, na aldeia da Benfeita.
Para além de constituir uma agradável oferta para a população local, é também um excelente espaço para descanso e reunião de grupos que desejam percorrer o circuito pedestre "Caminhos do Xisto", uma vez que se localiza a dois passos do seu início.
Os seus proprietários acreditam que é um projecto que contribui para a diversificação da oferta de cultura e lazer desta localidade, constituindo o início de um projecto integrado de turismo rural, da sociedade, no Concelho de Arganil.
A eles, e ao seu espírito empreendedor, coragem e determinação, desejamos as maiores felicidades neste projecto.

Vivaldo Quaresma 2008