PARÓQUIA  DE  SANTA  CECÍLIA

Esmola para Santa BárbaraVindo de Góis, o Revº Padre Dr.António Dinis, recebeu a ordenação Presbiteral em 15/08/1965 e iniciou as suas funções na Paróquia de Santa Cecília, em 1979, tendo sucedido ao Padre Carlos da Cruz Cardoso, que esteve em funções desde 1976.

Nascido em Espariz, Tábua, em 10/06/1940, licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo sido docente na Escola Básica Professor Mendes Ferrão, em Côja, e na Escola Secundária de Oliveira do Hospital. Teve a seu cargo a direcção espiritual das Paróquias de Santa Cecília (Benfeita), S.Miguel (Côja), Santo António (Cerdeira), S.Sebastião (Cepos), Teixeira e Folques.

Padre RodolfoEm 07/09/2011 foi agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, gesto que tradui o reconhecimento e o agradecimento de todos, pelas obras que abraçou e desenvolveu com sensibilidade, carinho e dedicação em várias freguesias de Concelho em prol dos idosos, das crianças e dos mais carenciados, salientando-se o Centro Social e Paroquial de Côja com as valências de ATL, Centro de Dia e Lar para Idosos e o Centro Social e Paroquial da Benfeita, com as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Lar para Idosos.

O Padre Dinis, sacerdote estimado e muito respeitado por toda a população da Benfeita cessou as suas funções sacerdotais, a seu pedido, por motivos de saúde, em 30 de Setembro de 2012, com 72 anos de idade, após 33 anos de actividade entre nós. Foi substituído, nessa data, pelo Padre Rodolfo dos Santos Oliveira Leite, natural de Coimbra, onde nasceu há 39 anos e veio de Penacova, Friúmes e Carvalho, tendo celebrado a sua primeira missa na Igreja Matriz da Benfeita, em 7 de Outubro de 2012.

O Revº Padre António Dinis, viria a falecer no dia 21 de Dezembro de 2013, com 73 anos de idade.


 

A paróquia de Santa Cecília congrega 9 povoações cuja população, segundo o Census de 2011, era de 379 paroquianos, tem os seguintes Santos padroeiros:

Povoação Santo padroeiro
Benfeita Nossa Senhora da Assunção
Deflores Santa Maria Madalena
Dreia Nossa Senhora da Graça
Enxudro Santo António
Luadas São Simão
Monte Frio Bom Jesus
Pai das Donas Nossa Senhora dos Remédios
Pardieiros São Nicolau
Sardal Nossa Senhora da Paz

Nela foram criadas as seguintes instituições canónicas:

Povoação Irmandade
Benfeita Nossa Senhora da Assunção
Benfeita Santíssimo Sacramento
Pardieiros São Nicolau
Pardieiros Nossa Senhora da Saúde
Sardal Nossa Senhora da Paz


Click para ampliar
Imagem de Santa Cecília
[Padroeira da Paróquia)

Click para ampliar
Igreja Matriz de Santa Cecília

A Igreja Matriz da paróquia de Santa Cecília está localizada na Benfeita, sede da freguesia, pertence à Diocese de Coimbra e foi construída no século XVIII.

Tem 5 altares: Santa Cecília (altar-mor), Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São José e S.Sebastião.

No tecto da Igreja existe uma pintura belíssima que representa a adoração do Santíssimo Sacramento, na parte do altar-mor e, na nave principal, existe uma pintura com o brasão das armas episcopais do arcebispo de Coimbra, em 1948.

O Centro Social Paroquial da Benfeita, situado em edifício próprio, mesmo ao lado da Igreja Matriz dá apoio aos idosos da região, servindo almoços no seu refeitório e dando apoio domiciliário aos mais necessitados.

Funciona, também, como Centro de Dia, para toda a freguesia, e organiza periodicamente excursões e convívios para, de alguma maneira, melhorar a qualidade de vida dos seus utentes e proporcionar-lhes verdadeiros momentos de agradável confraternização.

Veja também:
Centro Social Paroquial da Benfeita
Os párocos da Benfeita
Oragos de Santa Cecília
Serviço religioso
História de Santa Cecília