O  LARGO  DA  OLIVEIRA

O "Largo da Oliveira" deve o seu nome ao facto de nele já existir uma velha oliveira quando foi construído, em 1938. Este espaço, anteriormente área de cultivo, foi vendido à Junta de Freguesia da Benfeita, em Junho desse ano, pelo valor de 2 escudos, por metro quadrado, para passagem da estrada Portelinha-Benfeita, inaugurada um mês depois, e que viria a permitir, mais tarde, o acesso rodoviário a outras povoações.

Por iniciativa do Padre António Dinis foi construído neste local, e inaugurado em Setembro de 1989, um nicho dedicado a Nossa Senhora da Conceição, protectora do Reino de Portugal, desde 1671, numa pequena construção de alvenaria coberta com um artístico telhado, onde se abrigava uma pequena imagem da Santa e um pequeno retábulo em madeira dedicado às alminhas do purgatório.

Este nicho foi inteiramente pago com o produto de uma subscrição pública que teve a participação de 270 pessoas e rendeu 112.150 escudos (à volta de 560 euros), conforme lista publicada no jornal "A Comarca de Arganil", em 03/10/1989.

A antiga oliveira começou a ter os seus dias contados a partir do momento em que se formou um grupo de pessoas favorável ao seu abate, porque os seus longos e velhos ramos já tiravam a visibilidade ao nicho, escondendo a imagem da Santa. Mas, logo apareceu outro grupo de pessoas discordando desta intenção, tendo-se gerado algumas situações de atrito entre os participantes das duas facções. Enquanto não se encontrava uma solução para a situação, a velha árvore terminou os seus dias, sozinha, no Inverno seguinte, tendo sucumbido a um forte temporal com chuva intensa e fortes rajadas de vento.

Durante 16 anos, a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição deu as boas-vindas aos filhos da terra que a visitavam nas suas férias, ou depois de prolongadas ausências, e confortou os corações daqueles que, ao passarem pelo local, lhe dirigiam as suas súplicas.

A 12 de Março de 2005, enquadrado no arranjo urbanístico das ruas da aldeia, do Plano de Requalificação das Aldeias de Xisto, foi de novo colocada outra oliveira no mesmo local e o pequeno nicho de alvenaria foi substituído por uma imagem moderna em pedra de Ançã, com cerca de 75 cm de altura, colocada sobre uma peanha igualmente feita de pedra.
Nessa data, o Largo da Oliveira recebeu uma procissão dirigida pelo Sr.Padre António Dinis, onde se integravam, o então presidente da Junta de Freguesia, Sr.António Quaresma Martinho e o vereador da Câmara Municipal de Arganil, arquitecto Miguel Pinheiro. Nessa cerimónia, a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição foi benzida e nela se fizeram ouvir algumas palavras de regozijo pelo pequeno melhoramento, símbolo da fé dos benfeitenses.

Em Novembro de 2008, a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição desapareceu levada por mãos criminosas, o que provocou em algumas pessoas da Benfeita que já se tinham afeiçoado à sua presença, alguma consternação e tristeza quando passavam pelo Largo da Oliveira e viam vazio o lugar que, anteriormente, lhe pertencera. Foi apresentada queixa na GNR mas o processo foi arquivado alguns meses depois sem que dela houvesse qualquer pista.

De forma a permitir que a perdida sensação de protecção e proximidade voltasse a aquecer alguns corações arrefecidos da nossa comunidade, pelo facto da imagem ter sido roubada, foi mandada esculpir uma nova imagem, semelhante à anterior, por forma a causar uma sensação de "regresso da Santa, a casa", entre a população residente. No entanto, entendeu-se que deveria dar-se uma oportunidade aos Benfeitenses para continuarem a chamar "sua" a nova imagem, organizando-se uma colecta para a Santa, como já se fizera, no passado, com o nicho. A Junta de Freguesia aprovou a ideia e o padre António Dinis acarinhou o acto.

Assim, em Agosto de 2009, por iniciativa do Site da Benfeita, na pessoa do seu responsável, com o apoio e colaboração do presidente da Junta de Freguesia, Sr.Alfredo Martins, foi levado a cabo um plano para melhoramento do Largo da Oliveira, tendo sido organizado um ofertório para permitir que a população da Benfeita pudesse contribuir para aquisição da nova imagem, em mármore de Estremoz, branco, com 85 cm de altura, tendo a Junta de Freguesia custeado a aquisição de um magnífico brasão da Freguesia, esculpido manualmente em pedra Lioz e também colocado no local, juntamente com uma vedação em arcos de ferro e um tapete de relva natural, cobrindo toda a área.

A nova imagem de Nossa Senhora da Conceição, colocada sobre uma peanha de xisto, foi benzida pelo padre Dr.António Dinis, em 14 de Agosto de 2009, numa pequena cerimónia integrada na procissão de homenagem a Nossa Senhora de Assunção, no início das festas da aldeia.

O Padre Dinis benzendo a imagem de Nossa Senhora da Conceição Ao centro: António Martinho, Alfredo Martins, Vivaldo Quaresma e Padre António Dinis
A procissão parou para a imagem da Santa ser benzida Novo aspecto do Largo da Oliveira

O Largo da Oliveira está agora, e de novo, com um aspecto fresco e acolhedor, com uma jovem oliveira de 5 anos de idade, símbolo da paz, da sabedoria, da abundância e da glória, e sob a protecção de Nossa Senhora da Conceição que saúda todos os que por ela passam desejando-lhes uma boa viagem e um feliz regresso.

Vivaldo Quaresma
12-Março-2010