LOCALIZAÇÃO

Clique sobre a imagem para ampliar

(Clique sobre a imagem para ampliar)

A Benfeita é uma pequena e velha aldeia solitária da Beira Serra, localizada na margem esquerda do rio Alva, no Concelho de Arganil, distando 21 Kms de Arganil, 79 Kms. de Coimbra e 262 Kms. de Lisboa, via A1 (até à saída 13 para Coimbra-Norte, logo a seguir ao marco "A1-197"); IP3 (até à saída para IC6-Covilhã, depois do marco "IP3-67"); IC6 (até à saída 8, junto ao marco "IC6-25") e EN 17 (até Côja). De Côja à Benfeita são 9 quilómetros de agradável paisagem.

Inserida numa região predominantemente montanhosa, está situada a cerca de 450 metros de altitude, na encosta da serra do Açor, num pequeno vale rodeado pelas cumeadas da Deguimbra, do Monte Redondo, da Picota da Margaraça e da Chama. Sendo atravessada pelas frescas ribeiras da Mata e do Carcavão, a Benfeita não tem outros horizontes que não sejam as encostas que a envolvem e o céu que tudo cobre.

Vista de satélite da Benfeita
Satélite Google Earth: (Lat. 40º 13' 50.76'' N) - Long. (7º 56' 44.60'' W)

Aqui residem, habitualmente, cerca de 100 pessoas, sendo a sua principal ocupação, a agricultura minifundiária. Esta povoação, outrora activa e laboriosa, encontra-se numa situação de luta pela sobrevivência. A maioria dos seus habitantes, de idade já avançada, sobrevive com o apoio das suas reformas e pensões sociais, ocupando o seu tempo com o trabalho na agricultura, trabalhos domésticos, conversando, indo ao café, jogando às cartas, indo à missa ou vendo televisão. Ocasionalmente, organizam-se bailaricos para quebrar a rotina e relembrar os arraiais do passado.

Esta aldeia não dispõe de facilidades de alojamento, serviços de restaurante, farmácia, banco, multibanco ou posto de abastecimento de combustível. Normalmente é visitada, apenas, por amigos ou familiares de residentes em férias, ou por pessoas que, tendo aí as suas casas, vivem e trabalham noutros locais, como: Coimbra, Porto, Lisboa, etc.

Vista aérea da Benfeita

Embora já tendo sinal para a recepção dos 4 canais de televisão, na Benfeita ainda não se consegue captar o sinal de todas as operadoras de telemóveis; apenas a TMN colocou uma torre de retransmissão perto das Luadas, que entrou em funcionamento em Novembro de 2005. Os utilizadores das outras redes terão de se deslocar para um local mais elevado, fora da povoação para terem um sinal com mais qualidade. Caso pretenda utilizar o Posto Telefónico Público da Benfeita, fique a saber que, o mesmo, está instalado dentro do edifício da Junta de Freguesia e que o seu horário de funcionamento é das 09:00 às 12:30, apenas nos dias úteis.

A TV Cabo só pode chegar à Benfeita através de receptores de satélite, mas o acesso à Internet de banda larga já pode ser contratado através da PT (Portugal Telecom), utilizando a tecnologia ADSL numa linha telefónica normal.

Veja também:
Planta da Aldeia