JARDIM  LEONARDO  MATHIAS

Click para ampliar

Leonardo Gonçalves Mathias

Click para ampliar

Click para ampliar

Vista lateral do monumento

Vista lateral do monumento

Em 11 de Novembro de 1961, foi inaugurado este busto em bronze, sobre um artístico plinto, em local distinto, num largo expressamente urbanizado para o efeito. Este singelo, mas bem expressivo monumento, custeado por subscrição popular, foi inaugurado no dia em que fazia 30 anos que, sob a direcção do homenageado, e após uma cavadela simbólica, se iniciaram os trabalhos de abertura da estrada de macadame, entre a Portelinha e a Benfeita, que haveria de servir toda a freguesia, até então completamente isolada da rede rodoviária nacional.

Esta homenagem a Leonardo Gonçalves Mathias, não é fruto dum improviso, nem se deve à iniciativa dum só, ou dum grupo; ela brota espontânea da alma do povo que o conheceu e estimou em vida e guardou em seu peito gratidão imperecível e memória viva duma presença que a todos impunha respeito e veneração.

Deu-lhe Deus uma palavra fácil e uma presença simpática e atraente. Alma franca e de braços abertos para os amigos e para todos que o procurassem, sempre com um conselho pronto e oportuno, a sua casa da Benfeita transformou-se numa verdadeira escola de civismo.

Fotografias de V.Quaresma - Junho/2001

Ver também:
Biografia Leonardo Mathias