GUIA  DO  VISITANTE

Guia para uma visita ao Site da Benfeita

O que você precisa saber quando visita
este site pela primeira vez

Olá, o meu nome é Vivaldo Quaresma. Filho, neto e bisneto de Benfeitenses, nasci em Lisboa, em 1948, onde vivo com uma profunda ligação familiar e afectiva à Benfeita, terra que trago no coração e considero "minha", desde miúdo.

Quando alguma coisa me interessa torno-me possessivo e tenho sido um obstinado em relação à Benfeita, porque a sinto correr-me no sangue. Este site constitui parte dessa obsessão, tendo, por isso, decidido criá-lo para divulgação da Benfeita, das suas gentes, costumes e tradições.

O nosso propósito:

Antes de mais, deixe-me agradecer-lhe a sua visita. Se você está longe da Benfeita e deseja "encurtar" essa distância, então está no lugar certo! Este site foi feito a pensar em si.

O Site da Benfeita não tem fins comerciais ou políticos e não possui qualquer fonte de financiamento extraordinária que o sustente nem qualquer linha ideológica que o condicione. Por isso, sinta-se à vontade, aqui você não irá encontrar publicidade enganosa, propaganda política ou peditórios.

O seu objectivo é disponibilizar conhecimento sobre a aldeia da Benfeita, sua história e costumes, tendo como premissa que nos tempos de hoje esse conhecimento deve estar ao alcance de todos, sem restrições nem custos.

Contamos com a colaboração de todos para que possamos fazer crescer este projecto, quer através da divulgação do mesmo, quer pela participação directa ou indirecta na edição ou inclusão de novos conteúdos.

O propósito desta página é o de orientar os novos visitantes, de modo a que se sintam acompanhados na sua primeira visita e saibam o que podem esperar deste site.

Aqui você terá a oportunidade de ler textos antigos e modernos sobre a nossa terra, encontrar informações e esclarecimentos sobre a Benfeita, ver fotografias e colaborar connosco (se for o seu desejo) enviando-nos as suas histórias, notícias ou fotografias (antigas ou recentes). Tem, ainda, à sua disposição dois outros sites que completam o Site da Benfeita: o Blog da Benfeita e a Comunidade Benfeitense MSN!

O Blog da Benfeita é um espaço criado para publicação de notícias variadas de interesse geral publicadas pelos nossos visitantes e divulgação de recortes da imprensa regional que digam respeito à nossa terra e mereçam esse destaque. A responsabilidade pela selecção e publicação dos textos é exclusivamente minha.

A criação da Comunidade Benfeitense MSN! teve por base a aproximação de pessoas com um interesse comum, a Benfeita. Aqui poderá trocar ideias com outros membros do grupo, expor os seus pensamentos e opiniões, sobre os mais variados temas, mostrar as suas fotografias e, ainda, divulgar as suas receitas, contar-nos uma anedota engraçada, colocar um anúncio, etc. É um espaço aberto ao diálogo e à amizade, entre todos, onde poderemos falar da nossa terra e dos problemas com ela relacionados, sem quaisquer restrições ou condicionalismos. Tudo isto é on-line e da responsabilidade de cada um. Dado que este grupo é restrito, o pedido de participação está sujeito a aprovação prévia. Actualmente, este serviço encontra-se ENCERRADO. Em sua substituição, e com os mesmo objectivo, foi criado o Facebook do Site da Benfeita.

Na página inicial deste site (homepage), são disponibilizados um conjunto de menús e ligações de página (links) que lhe dão acesso a todos os conteúdos.

Sempre que encontrar uma palavra ou frase escrita a vermelho e que fica ainda mais vermelha e sublinhada quando lhe passa o cursor por cima, por favor, entre, veja e leia o conteúdo da página, e volte ao sítio onde estava carregando em "Retroceder" (Return) no menu do seu browser. Caso essa opção esteja desactivada, deverá carregar em "Fechar" (Close), no canto superior direito.

Se desejar participar neste site, por favor, utilize as opções de contacto disponíveis no menú superior, através dos seus formulários:

Sugestões - Para nos dizer do que gostou e do que não gostou, enviando-nos as suas sugestões ou críticas sobre o conteúdo deste site.
Informações - Para corrigir erros que, eventualmente, tenha encontrado neste site ou, apontar quaisquer omissões que considere importantes e oportunas.
Contacto - Para nos colocar as suas dúvidas, enviar-nos as suas ideias e manifestar as suas opiniões, bem como enviar-nos as suas histórias ou textos.
Visitantes - Poderá, ainda, deixar-nos a sua opinião on-line sobre este site no nosso Livro de Visitas. Esta opção permite-lhe deixar, publicamente, alguma informação a seu respeito, bem como uma pequena mensagem ou comentário, tornando mais viva e interessante a visita a este site. Aqui, encontrará em destaque, no topo da página, um link para o primeiro livro de visitas deste site Mensagens Antigas que se encontra encerrado para escrita, mas que poderá ser consultado.
Mapa do Site - É um índice organizado das cerca de 400 páginas incluídas neste site que lhe permite encontrar mais facilmente o tema que deseja, pelo que será uma boa ideia visitar esta página.

Os Menus:

Além do menú superior (em cima), o menu de navegação (à esquerda) também permanece visível em todas as páginas, permitindo-lhe uma deslocação simples e organizada dentro dos diversos temas (veja descrição abaixo). Aqui, encontra uma Caixa de Busca para uma pesquisa específica dentro deste site, onde poderá introduzir uma palavra, ou frase, que melhor defina o assunto que pretenda pesquisar, permitindo-lhe encontrar toda a informação disponibilizada com grande simplicidade e uma rapidez incrível (saiba como, mais abaixo).

A "casinha" existente neste menú direcciona-o, em qualquer altura, para a página de entrada inicial. Nessa página encontrará diversos pontos (hotspots) que lhe abrem novas páginas, a saber:

1) Sobre a foto do autor - abrirá a página que está a visualizar neste momento, com o "Guia do Visitante".
2) Sobre a palavra "Bem-Vindo" - irá directamente para o nosso Livro de Visitas.
3) Sobre o "post it" amarelo - entrará nas "Histórias da nossa terra", onde terá a oportunidade de ler alguma coisa sobre o assunto e abrir a página onde estão listadas todas as histórias contadas neste site, se carregar sobre o livro animado que lá se encontra.

Ao posicionar o cursor sobre estes hotspots, abrir-se-à uma pequena caixa informativa.

No canto superior esquerdo, sobre a imagem do brasão, encontrará um link para a página que tem a descrição do Brasão da Junta de Freguesia.

Isso acontecerá, também, em quase todas as páginas deste site. Nestes pontos observará uma mudança de formato do cursor: passa de "seta inclinada para a esquerda" para "dedo indicador de uma mão", exibindo, quando necessário, uma pequena mensagem informativa. Para ver, passe o cursor sobre o seguinte exemplo. Habitue-se a movimentar o cursor nas páginas novas que visitar, para descobrir hotspots, sobre os pontos que desconfie que contenham links.

Na parte inferior da homepage encontrará um grupo de botões que lhe permitem:

  • Lista de mail - Receber informação, por email, sobre alterações e novos conteúdos incluídos neste site (temporariamente DESACTIVADO).

  • Novidades - Ver informação on-line sobre as alterações e os novos conteúdos publicados neste site.

  • Favoritos - Adicionar o nosso endereço à sua lista de sites favoritos.

  • Blog da Benfeita - Já explicado em cima.

  • Benfeita A-Z - Consultar a Lista Telefónica da Freguesia de Benfeita.

  • Copyright - Saiba quais as suas limitações, enquanto visitante deste site, se pretender copiar textos ou imagens.

O que esperar deste site?

Este site foi criado para centralizar o máximo de informação sobre a Benfeita, tendo sido recolhida nas mais variadas fontes e exposta de forma a permitir uma consulta rápida e objectiva aos seus visitantes.

No menú da esquerda poderá encontrar uma lista daquilo que pode ver ou fazer neste site, permitindo-lhe navegar com mais segurança. Utilize os links abaixo, para:

  • Localização - Para orientar quem não souber onde se localiza a Benfeita, permitindo aceder à planta e à toponímia da aldeia.

  • Historial - Para saber um pouco sobre a história da Benfeita.

  • Junta - Página dedicada à Junta de Freguesia da Benfeita.

  • Liga - Página dedicada à Liga de Melhoramentos da Freguesia da Benfeita.

  • Lugares - Para ver uma listagem com os locais de maior interesse, na Benfeita.

  • Festividades - Saiba quais as festividades mais celebradas na Benfeita.

  • Personalidades - Exibe uma lista com as personalidades mais famosas da Benfeita que aqui nasceram ou,de alguma maneira, aqui se notabilizaram.

  • Cemitérios - Aqui são exibidos dois acessos:
    - Entrada, onde encontrará o índice anual de óbitos (obituário) registados nos 3 cemitérios da freguesia (B "Benfeita", M "Monte Frio" e P "Pardieiros") desde o ano de 1900 e onde encontrará acesso independente aos 3 cemitérios e, nos quais, os nomes das pessoas falecidas são apresentados por sepultura (para ver, passe o cursor sobre a sepultura ou jazigo desejados).
    - Cemitério Virtual, uma página onde recordamos algumas personalidades que viverão para sempre nos nossos corações e que nos abandonaram recentemente. Para ver a respectiva página memorial carregar sobre a foto da pessoa pretendida.

  • Arquivo - Para ver uma lista dos registos mais importantes relacionados com a Benfeita.

  • Destaques - Veja, aqui, alguns temas que afectaram recentemente a Benfeita, ou os seus habitantes, e mereceram um destaque especial.

Como pesquisar utilizando a Caixa de Busca?

Dicas de busca

Por defeito, o "motor de busca", tentará localizar as páginas deste site que contenham todas as palavras introduzidas na Caixa de Busca. Se essa tentativa falhar, então, tentará localizar as páginas que contenham qualquer das palavras introduzidas.  Se a busca for bem sucedida será exibida uma curta mensagem no Resultado da Pesquisa, situado no topo da página, indicando o número de páginas encontrado assim como uma listagem com todas as páginas que corresponderam ao critério de busca utilizado.

Mas, existem várias maneiras para modificar este comportamento:

  1. Pesquisa por frase
    Para procurar uma frase exacta, coloque a frase entre aspas:
    Exemplo: "Nossa Senhora das Necessidades"

  2. Qualificadores + (mais) e - (menos)
    Se anteceder uma palavra com um + (sinal mais) essa palavra torna-se obrigatória no critério de busca.
    Se, pelo contrário, anteceder uma palavra com um - (sinal menos) essa palavra anula uma eventual selecção.
    Exemplo: +sempre -nunca

  3. * wildcard (vale tudo)
    Se uma palavra termina num * (asterisco) todas as palavras que começem da mesma forma serão seleccionadas.
    Exemplo: benfeit*

  4. ? wildcard (vale tudo)
    Se uma palavra contém um ? (ponto de interrogação) qualquer caracter poderá satisfazer essa posição.
    Exemplo: be?feita

  5. Busca boleana
    Poderá utilizar os seguintes operadores boleanos na sua busca: AND, OR, NOT. Estes operadores têm de ser escritos em letra MAIÚSCULA.
    Exemplo: (mário AND matias) OR (mário AND mathias)

Qualquer destas técnicas poderá ser combinada: +mário* -matias -mathias.

Todas as palavras ou frases que satisfizeram um critério de busca serão apresentadas a bold (negrito).

Boa visita e volte sempre!

Vivaldo Quaresma