FRAGA  DA  PENA

Fraga da Pena

À freguesia da Benfeita pertence a bela cascata conhecida por Fraga da Pena, local paradisíaco onde a água se despenha em cascata de uma altura de mais de setenta metros.

A Fraga da Pena está localizada na Mata da Margaraça e está inserida em plena Área Protegida da Serra do Açor, num espaço privilegiado de encontro com a natureza.

A Fraga da Pena é um recanto de xisto, água e urze que sugere a frescura bucólica de uma aurora primitiva sem o pecado da poluição.

A serra do Açor é domínio do xisto cujas dobras e fracturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, pautado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos como é o caso do interessante conjunto de quedas de água da Fraga da Pena.

Os fogos florestais que, periodicamente, assolam a zona centro do País, já afectaram seriamente esta região, tendo destruído a mancha de pinhal que rodeava a Fraga da Pena.

Os incêndios destruíram parte importante do coberto florestal desta região, essencialmente constituído por pinheiro-bravo, bem como os urzais e tojais que tomaram o lugar do pinhal.

Actualmente, a nudez dos montes confere um aspecto escalvado à paisagem que merece todos os cuidados em matéria de conservação.

Este é um local ideal para você passar umas horas agradáveis, sozinho ou em boa companhia, para ler um bom livro, buscar inspiração poética ou, simplesmente, fazer um piquenique e refrescar-se nas frescas águas cristalinas.

Foto: V.Quaresma 2008

Veja também:
Volta na Fraga