BENFEITA.BLOG.2015

NOTÍCIAS DA TERRA...


VIVALDO QUARESMA - 11/10/2015

NOVO PAREDÃO DA PRAIA FLUVIAL

A barreira da praia

Este é o aspecto final do novo paredão de protecção da praia fluvial, construído pela Junta de Freguesia, que permite uma maior estabilidade da encosta e garante maior segurança e conforto aos frequentadores deste espaço.

Esta notícia já sai com algum atraso (muito), uma vez que as obras terminaram em Junho passado.

VIVALDO QUARESMA
Outubro 2015


COMUNIDADE - 05/10/2015

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA BENFEITA

Eleições Legislativas 2015As eleições legislativas realizadas hoje, também designadas por Eleições para a Assembleia da República, deram a vitória à coligação "Portugal à Frente" (PPD/PSD.CDS-PP), liderada por Pedro Passos Coelho que virá a ser, de novo, o próximo Primeiro Ministro de Portugal. No entanto, e dado que esta coligação não obteve a maioria absoluta, os partidos da esquerda (PS, BE e PCP), fazem já planos para não aprovarem o programa do governo e apresentarem uma moção de rejeição que conduzirá à sua queda. Esperam-se, pois, momentos de alguma intranquilidade política no nosso país.

Assim, embora os portugueses tivessem dado à coligação uma maioria confortável, não terá sido o suficiente para a manter no poder durante muito tempo, conforme vontade expressa do candidato do segundo partido mais votado que, pretendendo juntar aos seus, os votos dos outros partidos derrotados, espera conseguir fazer do seu partido, o partido vencedor. É a confirmação do provérbio popular "muitos poucos fazem muito", agora transposto para a política, o que representará um volte-face aos resultados eleitorais.

O resultado final da votação na Benfeita, acompanhou a tendência nacional, nos três primeiros partidos e coligações mais votados.

Votação na Freguesia da Benfeita:
Eleitores inscritos: 372

PàF
PS
BE
Passos Coelho
António Costa
Catarina Martins
Passos Coelho
António Costa
Catarina Martins
128 votos - 58,18%
60 votos - 27,27%
9 votos - 4,09%


Seguiram-se os votos de:

PURP - (Partido Unido dos Reformados e Pensionistas): 3 votos (1,36%)
PDR - (Partido Democrático Republicano): 2 votos (0,91%)
CDU - (Coligação Democrática Unitária PCP-PEV): 2 votos (0,91%)
MPT - (Movimento Partido da Terra): 1 voto (0,45%)

Total de votos: 220 (59,14%) - Brancos: 6 (2,73%) - Nulos: 9 (4,09%) - Abstenção: 152 (40,86%)

VIVALDO QUARESMA
Outubro 2015


VIVALDO QUARESMA - 09/05/2015

NOVAS PLACAS TOPONÍMICAS

Novas placas toponímicas
Novas placas toponímicas
Novas placas toponímicas
Novos números de polícia

Encontra-se já concluída a colocação das novas placas toponímicas em todas as ruas, praças e becos da Benfeita. Os funcionários da Junta de Freguesia também já procederam à colocação das chapas com os números de polícia, ou seja, o número oficial da porta, em quase todas as casas; no entanto, quem ainda não tiver um número na sua porta, deverá requerê-lo na Junta e pagar a respectiva taxa de 10 euros, tendo de apresentar uma cópia da caderneta predial, juntamente com os outros elementos de identificação.

Se quiser consultar o regulamento disponível sobre este assunto, carregue <aqui>.

VIVALDO QUARESMA
Maio 2015


VIVALDO QUARESMA - 08/05/2015

PAREDÃO DE PROTECÇÃO NA PRAIA

A barreira da praia

A Junta de Freguesia está a levar a cabo a construção de um paredão de protecção na praia fluvial para assegurar a estabilidade da encosta e garantir uma maior segurança às pessoas que procurarem aquele espaço de lazer para ali descansarem e permanecerem quando frequentarem a praia fluvial.

A nova barreira, totalmente construída em pedra de xisto, dá continuidade ao desenho e à estrutura da já existente no campo de jogos, unindo-a aos sanitários.

À data de publicação desta nota ainda se desconhece, ao certo, qual o tipo de material que irá cobrir a superfície do recinto da praia: areia, relva ou pedra natural, tipo ardósia ou xisto, estando em consideração vários factores, como: conforto dos utilizadores, facilidade de manutenção e limpeza, e custo de manutenção.

VIVALDO QUARESMA
Maio 2015


VIVALDO QUARESMA - 07/05/2015

O SINO DA PAZ PORTUGUÊS
70 anos de existência!

O relógio da torreDevido a uma avaria que impedia o seu normal funcionamento, o relógio monumental da Torre da Paz, esteve por um triz, para se tornar numa valiosa peça de museu.

A Assembleia de Freguesia da Benfeita viu-se a braços com uma decisão difícil, quando confrontada com a possibilidade de ter de adquirir um novo relógio, computorizado, totalmente autónomo e automático, à firma de Serafim da Silva Jerónimo, de Braga, por 3.100 euros, mais IVA, ou ter de mandar arranjar o antigo, já com 70 anos de existência, à firma de Manuel Francisco Cousinha, sua construtora original, por 3.950 euros, mais IVA.

O Sino da PazAssim, contrariando aquilo que seria a opção mais lógica e racional, justificada, entre outras óbvias razões, pela diferença dos 850 euros, mais IVA, a favor do relógio novo, foi dada mais importância à continuidade do relógio original na nobre tarefa para a qual foi especialmente construído; ou seja, ser o companheiro inseparável do Sino da Paz, desprezando completamente o facto do relógio novo não precisar de quem lhe dê corda, acerte os ponteiros ou prepare para a tarefa anual das 1.620 badaladas, uma vez que seria eléctrico, programável e não necessitaria de qualquer intervenção humana, mesmo em casos de falta de energia eléctrica.

O facto de se prever o fim da existência activa do velho relógio de corda e a sua consequente passagem à situação de reforma por velhice, com uma condigna promoção a peça de museu, desgostou muito os órgãos decisores da Assembleia de Freguesia que, tomando em consideração o facto do relógio novo ser eléctrico, deliberaram pelo arranjo do velho, já que não consumia energia eléctrica e era oferecida uma garantia de 10 anos sobre a reparação efectuada!

Desta forma, tal deliberação, manteve a Junta de Freguesia agarrada à responsabilidade pela manutenção e assistência do relógio antigo, nomeadamente o ter de lhe dar corda ao maquinismo, duas vezes por semana, acerto manual dos ponteiros, mudança da hora e preparação para o 7 de Maio, dia em que se tem de dar corda completa, por duas vezes.

Tendo sido adjudicado o arranjo do relógio em Outubro de 2014, a firma responsável adiou por diversas vezes o prazo de entrega, embora tenha garantido entregar o relógio em perfeitas condições de funcionamento até ao dia 7 de Maio.

E assim aconteceu! Na manhã de 7 de Maio de 2015, ainda se procediam a ajustamentos no mecanismo do relógio mas, logo após o toque das 14 horas, o mecanismo começou a disparar os aguardados 1.620 repiques no Sino da Paz.
No entanto, cerca de meia-hora depois, por alturas em que os pesos da corda atingiram a base da torre, os toques cessaram e teve de se proceder ao enrolamento da corda, puxando os pesos megalíticos, de novo, para cima.
Embora sem qualquer pompa pela circunstância, o relógio trabalhou e o sino tocou. Haja, agora, alguém que lhe dê corda... e o acerte, pois que em dois dias já se adiantou 11 minutos! Esperam-se novos ajustamentos!

Se quiser ouvir as badaladas do Sino da Paz português, carregue <aqui>.

VIVALDO QUARESMA
Maio 2015


20172016 | 2015 |  201420132012201120102009200820072006200520042003