BENFEITA.BLOG.2013

NOTÍCIAS DA TERRA...


VIVALDO QUARESMA - 24/12/2013

Caminho da Várzea concluído!

Ver vídeo!

O Caminho da Várzea da Benfeita, antiga aspiração do presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Martins, está já concluído e a aguardar data para inauguração. Este caminho pedonal, parte da antiga estrada velha da Benfeita, desde a Peneda Lisa até à Ponte Fundeira, com cerca de 240 metros de extensão, está agora totalmente empedrado em xisto, dispõe de uma vedação lateral, em madeira, no lado da ribeira, e de iluminação indirecta encastrada nas paredes de xisto, no lado oposto.

É um pequeno trecho bucólico e pitoresco, tranquilo e refrescante, que em toda a sua extensão acompanha a Ribeira da Mata, ladeada de magníficas terras de cultivo, e deixa ouvir a canção da sua corrente sussurrante de águas frescas e límpidas, e convida ao passeio, ao descanso ou à prática de exercício físico.

Para descanso dos visitantes existem vários bancos, ao longo do percurso. Não existe, porém, nenhum chafariz, mas, como actualmente toda a gente gosta de beber água engarrafada, existem recipientes para depósito de lixo, junto aos bancos, em número suficiente.

A "Poça da Várzea", antigo local de brincadeiras dos mais novos, ao longo de várias gerações, encontra-se agora mais valorizada nos seus encantos naturais e será, certamente, um local mais seguro para as crianças, embora, para estas, já tenha sido construída uma piscina em zona mais apropriada.

Concluída que está esta obra, estamos certos de que a mesma irá agradar a toda a população residente e a todos quantos visitarem a Benfeita que, assim, está de parabéns, com a concretização de mais este investimento público, totalmente apoiado pelo Município de Arganil e cujo montante ultrapassou os 53 mil euros.

VIVALDO QUARESMA


VIVALDO QUARESMA - 23/12/2013

Último adeus ao Padre Dinis

Nesta época natalícia em que os nossos corações rejubilam com as comemorações do nascimento de Cristo, a vida, na sua mais extrema e cruel expressão da verdade, confrange-nos o coração com a partida de um homem culto, estimado e respeitado por todos.

A ideia de que nascemos e, um dia(?), morreremos, é a mais verdadeira certeza que toma conta de nós quando vemos partir as pessoas que nos são próximas e queridas. Tentamos organizar as nossas vidas para que esse dia, quando chegar, surja sem surpresas; mas, a nossa mente, rejeita sempre a confrontação com tais pensamentos. Será que, algum dia estaremos verdadeiramente preparados para essa dura realidade?

Adeus, Padre Dinis! Adeus, amigo! Nesta última viagem partirás para dentro de todos e cada um de nós, onde viverás confiante, sorridente e amigo, nas nossas recordações, nos nossos corações e nas nossas orações. Requiescat in pace!

Vivaldo

Na Igreja Matriz de Côja, completamente lotada, tiveram lugar as exéquias fúnebres e a missa de corpo presente do Padre António Dinis, presidida pelo Bispo de Coimbra D.Virgílio Antunes.

O Padre António Dinis faleceu a 21 de Dezembro de 2013, depois de uma intensa luta contra a doença que o afligiu, mas, mesmo durante a sua enfermidade não deixou de estar presente nos actos litúrgicos mais importantes, como aconteceu, por exemplo, a 15 de Agosto de 2012, dia de Nossa Senhora da Assunção, santa padroeira da Benfeita, altura em que, já debilitado, me aceitou como mordomo para a festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, de 2013. A sua fé foi o seu sustento e alicerce, deixando em nós o modelo de fidelidade a Deus, na provação.

Estiveram presentes a este acto piedoso, muitos amigos e devotos das suas paróquias. O seu corpo foi sepultado no Cemitério de Espariz, sua terra natal.

VIVALDO QUARESMA

Visite o nosso Cemitério Virtual


VIVALDO QUARESMA - 30/09/2013

Eleições Autárquicas 2013

Autárquicas 2013Alfredo Martins recebe novo mandato

Conforme já se antecipava, com alguma naturalidade, o actual presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, Alfredo Oliveira Gonçalves Martins, foi reeleito pela terceira vez consecutiva para conduzir os destinos da Junta de Freguesia da terra que o viu nascer.

Merecedor da admiração e amizade de toda a população, Alfredo Martins, recebe agora, tranquilamente, mais uma prova de confiança dos seus eleitores.

Nestas eleições, o partido em que se encontra filiado, o PSD, foi fortemente penalizado pelos eleitores, a nível nacional, devido às impopulares medidas de austeridade impostas pelo governo de Passos Coelho. No entanto, mesmo com menos votantes inscritos e uma forte abstenção, os números alcançados na Benfeita permitiram-lhe uma confortável maioria absoluta.

Nos seus objectivos para o próximo quadriénio, Alfredo Martins, pretende transformar a sua terra numa "sala de visitas" da freguesia, tendo em mente, entre outras iniciativas, a construção do "Caminho da Várzea", um passeio pedonal junto à Ribeira da Mata.

Ao Alfredo Martins as nossas felicitações por mais esta vitória e o nosso desejo de que todas as suas iniciativas em prol da sua freguesia sejam bem acolhidas e apoiadas pelo Município de Arganil.

Após o acto eleitoral de ontem, foram os seguintes, os resultados apurados na Freguesia de Benfeita:

Situação 2013
Eleições autárquicas
Eleitores
%
Inscritos
391
-
Votantes
254
64,96
Abstenção
137
35,04

Listas
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Assembleia de Freguesia
Votos
%
Votos
%
Votos
%
PSD
180
70,87
175
68,90
201
79,13
PS
45
17,72
49
19,29
-
-
CDU
14
5,51
14
5,51
35
13,78
Brancos
7
2,76
7
2,76
11
4,33
Nulos
8
3,15
9
3,54
7
2,76

VIVALDO QUARESMA


VIVALDO QUARESMA - 09/07/2013

Quiosque em fase de acabamentos!

Equipa técnica do Quiosque

Se o sonho comanda a vida, então, é preciso sonhar! Alfredo Martins sonhou, "mexeu os cordelinhos" e a obra apareceu! Muitas pessoas fizeram parte da realização deste seu sonho; mas, sem o seu empenhamento e dedicação total, nada teria acontecido. É difícil sonhar nestes tempos conturbados e quando se tem consciência que "sonhar" pode ser um acto isolado, uma tarefa solitária, uma atitude sem consequência.

O novo Quiosque da Benfeita já se encontra em fase de acabamentos e a sua abertura está prevista para breve. A população residente e os visitantes da nossa terra já se habituaram a este espaço de convívio e lazer, único na Benfeita, e tanto ao agrado dos mais jovens que aqui dispõem de acesso à Internet grátis.

A equipa técnica dá já os últimos retoques, antes da chegada do equipamento, prevendo-se que, em Agosto, o espaço já esteja a funcionar em pleno.

VIVALDO QUARESMA


VIVALDO QUARESMA - 07/05/2013

Junta agradece ao Município de Arganil

Contrato-programa do QuiosqueFoi celebrado no Salão da Junta de Freguesia da Benfeita, no dia 7 de Maio de 2013, um contrato-programa entre o Município de Arganil e a Junta de Freguesia da Benfeita, no valor de 20.000,00€, a pagar em duas tranches, que viabiliza a construção de um Bar-Esplanada no espaço multiusos, antigo campo da bola, que irá constituir um ponto atractivo na região, em substituição do anterior Quiosque da Benfeita cuja exploração terminou e foi muito do agrado dos Benfeitenses.

Estiveram presentes, o Engº Ricardo Pereira Alves e a Srª Vereadora Drª Paula Inês Moreira Dinis, da Câmara Municipal de Arganil; o Dr.Rui Simão, representante da ADXTUR e todos os membros da Junta de Freguesia de Benfeita, alguns jornalistas e algum público local.

A Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, Sr. Alfredo Martins, que nasceu na Benfeita e evocou as suas raízes benfeitenses, agradeceu o apoio do presidente da Câmara Municipal e garantiu o seu entusiasmo e empenho na concretização da obra, que já se encontra em curso, referindo sentidamente o seu amor à terra e o seu sonho de transformar a Benfeita numa "sala de visitas" da localidade, antecipando já a sua próxima iniciativa com a construção do "Caminho da Várzea", passeio pedonal junto à Ribeira, caso não lhe faltem os apoios necessários.

Sino da PazNo exterior, como pano de fundo a esta cerimónia, ouviam-se as badaladas compassadas do Sino da Paz que, desde as 15 horas, anunciava mais um aniversário sobre o fim da guerra na Europa, há 68 anos atrás, evocando, com as suas 1620 badaladas, o número de dias que durou a 1ª guerra mundial, onde estiveram presentes muitos jovens benfeitenses, em Moçambique e em França, e agradecendo o facto de Portugal ter mantido a sua neutralidade, em paz, durante o 2º conflito.

Mas, infelizmente, este 2 em 1 começa a estremecer na base quando, actualmente, a Europa já vive momentos de grande inquietação financeira, agitação política e tumultos sociais, fazendo crer que uma nova guerra, diferente, (nem quente, nem fria), poderá estar a tomar conta da Europa, de novo. A História testemunha-nos que, em 1940, alguém soube reflectir e impedir um desastre; 70 anos volvidos, parece que já não existe o mesmo grau de maturidade e discernimento!

VIVALDO QUARESMA


VIVALDO QUARESMA - 31/03/2013

Quiosque da Benfeita ganha "raízes"!

Alicerces do novo Quiosque  Quiosque antigo

Inaugurado em Junho de 2008, o então baptizado "Quiosque da Benfeita" terminou a sua actividade em Setembro de 2012. A estrutura móvel que dava apoio ao antigo bar-esplanada de Verão vai, agora, ceder o seu lugar a uma estrutura fixa que deverá funcionar durante o ano inteiro. A autarquia tomou a seu cargo a construção e a gestão deste novo empreendimento, cuja exploração será objecto de concurso público. O antigo Quiosque da Benfeita está agora para venda, ou aluguer, pelo que os interessados poderão contactar o seu proprietário, Dr.Nuno Gonçalves, através do telefone: 929029033.

Durante cinco anos a população da Benfeita, e os turistas que nos visitaram, contaram com a presença desta importante unidade de apoio, durante os períodos de 10 de Junho a 5 de Outubro, e que constituiu um grande sucesso nas tardes e noites quentes de Verão. Aqui foram servidos refrescos e o mais variado leque de bebidas, snacks e gelados, e onde, por vezes, foram apresentados diversos espectáculos de entretenimento, como: sessões de cinema, karaoke e saraus de música, não esquecendo o célebre mega Arroz-Doce da Benfeita que conquistou um título para o Livro dos Recordes do Guinness e que levou o nome da Benfeita para além fronteiras, em Setembro de 2010.

Ao longo deste período de 5 anos residentes e visitantes foram-se habituando à presença do Quiosque e, hoje, a sua existência é considerada uma mais-valia para a aldeia, pelo que estas obras estão a ser acompanhadas com muito carinho, por todos.

VIVALDO QUARESMA


VIVALDO QUARESMA - 30/03/2013

Lar de Idosos, um sonho tornado realidade!

O Centro Social e Paroquial da Benfeita, prepara-se para a tão ansiada abertura do seu Lar de Idosos, no próximo Domingo, dia 7 de Abril de 2013.

Esta nova unidade, perfeitamente licenciada, tem 12 quartos, 6 duplos e 6 individuais, distribuídos em 2 pisos com várias áreas de convívio e actividades, e vai abrir com 7 utentes já confirmados, tendo uma capacidade máxima para 18 utentes, podendo ser ampliada para 22, em caso de necessidade.

Todos os quartos são espaçosos, têm aquecimento central e dispõem de casas de banho privativas, preparadas e equipadas com todos os requisitos para receberem pessoas deficientes físicas ou com dificuldades de locomoção.

 

Quarto individual
Casa de banho privativa
Quarto duplo
Casa de banho privativa


Carlos Cerejeira, tesoureiro do Centro Social e Paroquial, confidenciou-nos com um sorriso nos lábios: "Este velho sonho dos habitantes da Freguesia da Benfeita, está em vias de se concretizar! Em números redondos, o custo total da obra ficou em cerca de um milhão de euros e, neste momento, temos tudo concluído e mobilado, e não se deve nada a ninguém, situação que nos enche de orgulho e de felicidade. Esta obra, pensada para quem precisa, foi construída sem apoios nem acordos especiais, e vai abrir sem inaugurações grandiosas, numa cerimónia simples e humilde, só com as pessoas da terra".

Infelizmente, muitas pessoas que nos eram queridas e já não estão entre nós, ambicionaram por este momento! Desfrutar dos cuidados do Lar de Idosos da Benfeita, perto dos seus familiares e amigos foi, para alguns, um sonho que não se chegou a concretizar, tendo de demandar outros locais mais afastados.

Finalmente, o Centro Social da Benfeita, pode oferecer a oportunidade há tanto esperada, promovendo a qualidade de vida dos seus utentes, numa estrutura residencial para pessoas idosas, em edifício próprio, autónomo, e perfeitamente inserido na comunidade.

Assim, a partir de agora, e graças ao esforço e empenho do Centro Social e Paroquial da Benfeita, já é mais fácil envelhecer na nossa terra!

VIVALDO QUARESMA


2017201620152014 |  2013 |  2012201120102009200820072006200520042003