BENFEITA.BLOG.2011

NOTÍCIAS DA TERRA...


SITE DA BENFEITA - 25/10/2011

Jornal de Arganil suspende publicação

Jornal de ArganilCom alguma incompreensão e perplexidade, fomo-nos interrogando sobre a ausência de novas publicações do Jornal de Arganil na nossa Caixa de Correio. Por fim, uma lacónica explicação foi-nos respondida por email, em 24/10/2011, onde nos era informada a suspensão do jornal, não se sabendo ainda até quando.

Já não é a primeira vez que casos destes acontecem na nossa região por conta das dificuldades financeiras, sabemos disso, é da "crise". A Comarca de Arganil suspendeu a sua publicação em 10/06/2009; mas, nessa mesma data, alertou para o que iria acontecer. Depois, ressurgiu em 03/02/2011, embora tivesse publicado uma edição especial com 56 páginas, em 23/12/2010, anunciando o seu retorno à actividade a partir de 2011.

Esta situação terá feito estremecer o Jornal de Arganil que, sozinho, dominava a imprensa escrita da região e, em 06/01/2011, na mensagem de Ano Novo, a directora deste jornal apelou à compreensão dos assinantes no sentido de renovarem as suas assinaturas e, em 05/05/2011, este jornal lançou um "grito de alerta" aos seus leitores sobre a falta de pagamento atempado das suas assinaturas; embora, por lamentável lapso, tivesse sido dado o final do ano como prazo limite para pagamento do 1º semestre de 2011.

Durante os últimos meses surgiram outros apelos ao pagamento das assinaturas, cujos atrasos pioravam a situação financeira da empresa, já agravada pela redução da comparticipação do Estado nos custos de envio, verificada com a entrada em vigor do novo regime do Porte Pago.

Em 15/09/2011, a direcção deste jornal veio reforçar os apelos anteriores num artigo em que dava conta da "crise financeira de Portugal e da Europa", informava da redução de pessoal e do congelamento de salários, do aumento dos impostos e do custo dos portes, e dos frequentes apelos ao pagamento das assinaturas em atraso. Por fim, tendo em conta a prevista subida da taxa do IVA dos jornais, de 6% para 23%, anuncia que foi decidido que o Jornal de Arganil passaria a ser uma edição quinzenal, em vez de semanal, e só seria enviado a quem tivesse a assinatura anual de 2011 paga, até ao dia 22/09. Esta medida foi considerada optimista e de curto prazo; mas, não não foram apresentados outros planos de médio ou longo prazo.
E a primeira edição quinzenal foi publicada em 29/09/2011, embora ainda ostentasse a indicação de "Semanário" e onde não foram feitos mais comentários sobre o futuro do jornal. Ficava-se, pois, a aguardar uma nova publicação em 13/10/2011; porém, já não chegou a realizar-se!

Assim, sem quaisquer explicações prévias aos seus leitores, assinantes e anunciantes, como já fora feito em 21/07/2011 quando se alertou para a falta de publicação da edição de 28/07 para renovação do sistema informático, o Jornal de Arganil suspendeu a sua publicação. Será, este, o fim de um trajecto de 85 anos?
Esperamos que seja apenas uma situação temporária, dado que era um veículo de informação regional muito estimado no Concelho de Arganil e por todos os seus assinantes espalhados pelo mundo.

VIVALDO QUARESMA


JORNAL DE ARGANIL - 15/09/2011

Santuário de Nossa Senhora das Necessidades

Nos dias 3 e 4 de Setembro teve lugar a Festa de Nossa Senhora das Necessidades, no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, sala de visitas da Freguesia da Benfeita.
No dia 3, às 21:00 horas, saiu a procissão das velas da Igreja Matriz até ao Santuário, com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Mártir S.Sebastião. Ainda nesse dia, pelas 21:30 horas, teve início o arraial com a actuação do grupo musical Gomape Music, de Arganil.
O dia 4 começou com a chegada da Filarmónica Barrilense, pelas 09:00 horas. Às 11:30 horas foi a celebração da missa solene seguida de procissão em honra de Nossa Senhora das Necessidades e de Nossa Senhora da Guia onde, além das suas imagens, também fizeram parte as imagens de Nossa Senhora de Fátima, S.Bartolomeu e de S.Sebastião. Incorporaram a procissão as irmandades de S.Nicolau, dos Pardieiros, Senhora da Paz, do Sardal e do Santíssimo Sacramento e Senhora da Assunção, da Benfeita.
Pelas 13:30 horas houve um leilão de ofertas seguido-se o almoço que teve a presença dos elementos da Filarmónica e de uma centena de participantes que, por inscrição, se associaram ao almoço.
Durante a tarde tocaram, o Rancho Folclórico "Rosas de Côja" e a Filarmónica Barrilense.
Pelas 22:00 horas, iniciou-se o baile com a actuação do grupo musical de Tábua.
A organização da festa esteve a cargo da equipa de mordomos Diogo André Quaresma de Jesus e Diogo Filipe Gonçalves Ribeiro, da Benfeita, que foram auxiliados pelas meninas Daniela Sofia de Jesus Correia Neves, da Benfeita, e Alexandra Patrícia Lajes Pinheiro, das Luadas. Parabéns aos mordomos e seus familiares e que Nossa Senhora das Necessidades e da Guia os protejam.

MINA


SITE DA BENFEITA - 10/09/2011

Padre Dinis agraciado com Medalha de Ouro

O Padre António Dinis foi agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho de Arganil, na Sessão Solene realizada no Feriado Municipal de 7 de Setembro, por proposta do Senhor Presidente Engº Ricardo Pereira Alves, em reunião extraordinária de 30/08/2011 e que mereceu a aprovação unânime de todos os presentes "pelo longo e intenso trabalho que tem desenvolvido na área social, pela obra e entrega dedicada tanto aos mais jovens como aos mais idosos, nomeadamente ao serviço de Instituições Particulares de Solidariedade Social".

Nesta sessão foi salientado o muito que tem feito no campo do domínio Social, designadamente através da sua acção no Centro Social e Paroquial de Côja e também no Centro Social e Paroquial da Benfeita; o trabalho extraordinário que tem desenvolvido no campo da terceira idade e o esforço meritório, a nível sacerdotal, que tem feito para paroquiar várias freguesias do concelho, além de todo o apoio que tem dado a nível do ATL e também da Creche, em Côja.

O Site da Benfeita, reconhecendo os bons serviços prestados pelo Padre Dinis, a nível da Benfeita e da Beira Serra, em prol dos jovens e dos idosos, não tem dúvidas sobre o merecimento desta distinção honrosa, que muito nos satisfaz e orgulha. Parabéns Padre Dinis, e obrigado!

VIVALDO QUARESMA


SITE DA BENFEITA - 30/06/2011

Centro Social organiza Festejos
para angariação de fundos

Lar de IdososCom o objectivo de angariar fundos para a conclusão das obras do Lar de Idosos, o Centro Social e Paroquial da Benfeita organizou um convívio com a população, para festejar os Santos Populares, no passado Domingo, dia 19 de Junho, com o apoio do Município de Arganil e da Junta de Freguesia da Benfeita.

Das actividades realizadas no espaço multiusos do Quiosque, com abertura de tasquinhas, quermesse e exposição de trabalhos manuais (lavores femininos), assistiu-se à exibição de bailado infantil pela "Academia de Bailado do Ginásio My Gym", de Arganil e serviu-se caldo verde e sardinha assada; febras de porco e entremeada na grelha; torresmos e chouriço do bucho e, ainda, o "trio doce": tigelada, arroz-doce e coscuréis.

Depois de almoço, num palco improvisado junto ao novo edifício do Centro Social, em fase de acabamentos interiores, realizou-se um leilão de ofertas para angariação de fundos e assistiu-se à actuação do Grupo Coral do Centro Social, do Grupo de Cantares do Alva e Açor e do Rancho Folclórico "Flores do Casal de São João".

Nesta tentativa para conseguir captar mais alguns recursos financeiros para a conclusão da obra, a organização dos "Festejos dos Santos Populares" apurou uma verba de cerca de 2.000 euros, estando ainda em falta, de acordo com os últimas previsões, cerca de 300.000 euros, dos quais: 200.000 para construção civil e 100.000 para equipamento. Nesta circunstância, estão ainda previstos outros eventos e iniciativas similares, continuando em aberto o convite feito pela direcção do Centro Social, apelando à generosidade de todos e onde a sua contribuição ou donativo será crucial para esta causa. Colabore!

VIVALDO QUARESMA


A COMARCA DE ARGANIL - 09/06/2011

"A Pé pelos Caminhos do Xisto"
por terras da Benfeita

No próximo dia 25 de Junho vai decorrer na Aldeia do Xisto da Benfeita a actividade "A Pé pelos Caminhos do Xisto", com a realização do Percurso Pedestre "A Frescura das Cascatas". Esta iniciativa é uma organização conjunta do Município de Arganil, da Junta de Freguesia da Benfeita, da Cumes do Açor-Turismo, Lazer e Aventura, Lda. e da ADXTUR.

Com o ponto de partida e chegada na Benfeita, este é um percurso que segue por caminhos agrícolas, ao longo de levadas e acompanhado por fortes declives.

Assim, o programa desta actividade é o seguinte:
 08.30 horas - Saída do autocarro de Arganil (junto ao Parque Verde Urbano do Sub-Paço) em direcção a Côja;
 08.45 horas - Chegada do autocarro a Côja (junto à Residência Paroquial) e partida para a Benfeita;
 09.00 horas - Concentração no Largo do Areal e início do percurso;
 13.00 horas - Almoço-convívio (opcional e mediante reserva no acto da inscrição);
 15.00 horas - Regresso a Arganil.

O preço da inscrição, por pessoa, é de 5 euros sem almoço, e 10 euros com almoço, sendo gratuito para os habitantes das Aldeias de Xisto e para jovens até aos 16 anos, quando acompanhados, e para pessoas com mais de 65 anos.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida com o apoio do PROVERE, do Mais Centro, do QREN e da União Europeia.


SITE DA BENFEITA - 05/06/2011

Eleições Legislativas, na Benfeita

Eleições Legislativas 2011As eleições legislativas antecipadas de hoje, também designadas por Eleições para a Assembleia da República, deram a vitória ao Partido Social Democrata, liderado por Pedro Passos Coelho que virá a ser o próximo Primeiro Ministro de Portugal. Se houver um acordo político e programático com o CDS-PP, de Paulo Portas, poderá ser formado um governo de maioria parlamentar que dê estabilidade a Portugal nos próximos quatro anos. Mas, esta estabilidade, não significa menos dificuldades para os portugueses e Pedro Passos Coelho foi logo avisando que os tempos difíceis irão continuar e não excluiu a possibilidade de virem a ser impostos novos sacrifícios.

Os portugueses (os que votaram) tentaram mudar o rumo da política neste país, elegendo Passos Coelho para Primeiro Ministro, que herda, assim, o pesado fardo da governação numa situação extremamente comprometida (financeira, social e politicamente) e que vai continuar a exigir sacrifícios aos portugueses, debaixo da mira de um programa impiedoso, frio e calculista, imposto e fiscalizado pelo poder financeiro internacional, numa perda quase total de identidade nacional. Apenas nos resta desejar-nos: Boa sorte, Portugal!

Votação na Freguesia da Benfeita:
Eleitores inscritos: 410

PPD/PSD
PS
CDS-PP
PCTP/MRPP
Passos Coelho
José Sócrates
Paulo Portas
Garcia Pereira
Passos Coelho
José Sócrates
Paulo Portas
Jerónimo de Sousa
163 votos - 61,05%
73 votos - 27,34%
8 votos - 3,00%
4 votos - 1,50%


Seguiram-se os votos de:

PCP-PEV (CDU-Coligação Democrática Unitária): 3 votos (1,12%)
BE - Bloco de Esquerda: 3 votos (1,12%)
PTP - Partido Trabalhista Português: 3 votos (1,12%)
PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza: 2 votos (0,75%)
MPT - Movimento Partido da Terra: 1 voto (0,37%)
PND - Partido da Nova Democracia: 1 voto (0,37%)

Total de votos: 267 (65,12%) - Brancos: 4 (1,50%) - Nulos: 2 (0,75%) - Abstenção: 143 (34,88%)

VIVALDO QUARESMA


JORNAL DE ARGANIL - 02/06/2011

Festejo dos Santos Populares
19 de Junho

Organizado pelo Centro Social e Paroquial da Benfeita, com vista à angariação de fundos para a construção do Centro de Dia, já em curso, realiza-se uma festa com o seguinte programa:

11:30 - Abertura das Tasquinhas, Quermesse e Exposição de Trabalhos;
15:00 - Grupo de Cantares do Centro Social e Paroquial da Benfeita;
15:30 - Grupo de Cantares do Alva e Açor, de Côja;
16:30 - Leilão de Ofertas;
17:00 - Rancho Folclórico Flores do Casal de São João;
19:30 - Encerramento dos Festejos.

Venha provar as iguarias que temos para si: Sardinha assada; Febras e Entremeada grelhada; Torresmos; Bucho; Caldo-verde; Arroz-doce; Tigelada; Coscuréis, e muito mais... Venha divertir-se ajudando-nos a ajudar!

COMISSÃO ORGANIZADORA


SITE DA BENFEITA - 03/02/2011

A Comarca resurge!

A Comarca ressurgeCom o mesmo nome e formato, "A COMARCA DE ARGANIL" ressurge nas bancas, a partir de hoje, para satisfação de um grande número de pessoas que já a julgavam, definitivamente, banida da nossa comunidade, embora apenas se auto-considerasse "Suspensa", desde 10 de Junho de 2009.

A sua presença em nossas casas era já um hábito adquirido, no tempo dos nossos pais e avós, pelo que, agora como dantes, depois de lida e relida por toda a família, ela continuará a aparecer arrumadinha em pilha, na arrecadação; guardada na estante, para mais tarde recordar ou esquecida num qualquer canto da casa; embrulhando peixe no mercado ou enrolada, em canudo, com castanhas "quentes e boas", nos frios dias de Inverno. O seu nome, tão familiar, vai-nos trazer um pouco das lembranças do passado, como se este nos revisitasse, quer a encontremos no chão de um galinheiro, forrando a gaiola do pássaro ou espalhada no chão, quando se pintam as paredes lá de casa. A COMARCA tem a marca da nossa terra e vê-la, enche-nos de orgulho, esteja ela onde estiver. O seu nome é uma referência para todo o concelho e um traço-de-união entre toda a população.

Atravessou uma fase difícil e perdeu quase tudo o que tinha; mas, agora, com nova redacção, nova direcção, novas instalações, novo endereço, novos telefones e novo alento, a renovada A COMARCA DE ARGANIL mantém os antigos amigos e tem consciência de que tem pela frente alguns momentos difíceis, também extensivos a toda a comunicação regional escrita. Com ela vem uma renovada vontade de servir a nossa região e um inabalável desejo de bem-fazer.

À "Fundação Memória da Beira Serra - A Comarca de Arganil", pela coragem, determinação e empenho, os nossos votos de muitas felicidades.

VIVALDO QUARESMA


SITE DA BENFEITA - 01/02/2011

Benfeita perde título

Arroz-doce da Aldeia ViçosaComo já se previa, depressa iria aparecer quem quisesse fazer mais e melhor do que a Benfeita, em matéria de arroz-doce!

Quem deu o passo em frente foi a Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, povoação localizada no concelho da Guarda, que resolveu entrar no livro de recordes do Guinness, com o maior arroz-doce do mundo, batendo a Benfeita que detinha o título com 449,81 kgs, desde 12/09/2010.

O recorde foi alcançado no dia 30 de Janeiro de 2011, com um tacho de um metro de altura por 1,5 m de diâmetro, que custou 1350 euros e onde foram confeccionados 683,14 kgs de arroz-doce, com cerca de 200 lts de água, 72 kgs de arroz, 500 lts de leite e 70 kgs de açúcar, numa panela com capacidade para 1300 lts.

Agora, também esta aldeia, do Vale do Mondego, reclama ter o melhor arroz-doce do mundo "feito com leite biológico, natural, sem corantes nem conservantes", disseram. "Tava um pouco aguado, para não agarrar no fundo", esclareceram, "mas estava muito bom de sabor"!

VIVALDO QUARESMA


SITE DA BENFEITA - 26/01/2011

Eleições Presidenciais, na Benfeita

Com uma Abstenção de 53,57%, a nível nacional, o actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito, por maioria, à primeira volta, nas Eleições Presidenciais 2011, com 52,94% dos votos. Embora algumas sondagens lhe tivessem vaticinado uma vitória, à primeira volta com, pelo menos, 60% dos votos, a verdade é que o seu resultado não conseguiu ultrapassar o resultado da Abstenção que, de uma maneira simplista, foi quem ganhou estas eleições.
Cavaco Silva volta, assim, a ser o presidente de todos os portugueses (dos que votaram e dos que, pelas mais variadas razões, se alhearam do acto), por mais 5 anos, nestas eleições de 23 de Janeiro de 2011.

Cavaco Silva foi, também, o mais votado em todas as freguesias do Concelho de Arganil, autarquia presidida pelo mais jovem autarca do país, Ricardo Pereira Alves, de 33 anos de idade, também ele presidente de todos os arganilenses, desde Outubro de 2005, já no segundo mandato, e também eleito pelo PPD/PSD.

Estavam inscritos nestas eleições, em toda a Freguesia da Benfeita, um total de 415 votantes, que se exprimiram da seguinte forma:

Cavaco Silva
Apoios:
PSD, CDS, MEP

181 78,02%

Manuel Alegre
Apoios:
PS, BE, PCTP

32 13,79%

Francisco Lopes
Apoios:
PCP, PEV

10 4,31%

José Coelho
Apoios:
PND-Madeira

5 2,16%

Fernando Nobre
Ind.

3 1,29%

Defensor Moura
Ind.

1 0,43%

VOTOS EM BRANCO

6 2,49%

VOTOS NULOS

3 1,24%

Total de votantes

241 58,07%

Total de abstenção

174 41,93%

O número de inscritos nos cadernos da nossa freguesia (cidadãos nacionais com mais de 18 anos de idade) tem vindo a decair nas últimas décadas, assustadoramente, mesmo considerando a maior longevidade dos nossos idosos. As tentativas feitas por alguns para reter ou aproximar as populações da terra, não têm sido suficientes para combater o isolamento que lhes é imposto por outros, e esta contínua descida para o "abismo" da desertificação, parece não ter fim à vista, nem meio de ser contrariada.

Fala-se, agora, em fusão ou redução do número de freguesias em Lisboa, numa tal "Proposta sobre a Reforma Administrativa". Se esta "moda" for aceite, será que a Freguesia da Benfeita ainda existirá nas próximas eleições autárquicas, em Outubro de 2013?
Pode muito bem estar, aqui, o primeiro passo para uma Reforma Administrativa Nacional que poderá ser mais importante do que a Regionalização, "chumbada" em referendo nacional, em Novembro de 1998.

VIVALDO QUARESMA


201720162015201420132012 |  2011 |  20102009200820072006200520042003