BENFEITA.BLOG.2010

NOTÍCIAS DA TERRA...


COMUNIDADE - 26/11/2010

O ti Mina, no Lar de Sarzedo

O Mina da BenfeitaAtravés das colunas do Jornal de Arganil, tomámos conhecimento da entrada do ti Mina no Lar de Idosos do Centro Social de Sarzedo.
O "bichinho" da escrita está-lhe no sangue e, habituado que está a compartilhar os acontecimentos sociais da sua terra com os seus leitores habituais, agora, mesmo internado num Lar de Idosos, ele continua sentindo a mesma necessidade de repartir as suas emoções, através do "seu" Jornal, mesmo longe da sua querida terra, amigos e familiares e, conforme diz, sentindo uma grande "tristeza e mágoa".
O futuro Lar de Idosos da Benfeita ainda se encontra em fase de acabamentos interiores e apetrechamento, não se prevendo qualquer data para a sua abertura, por falta de capacidade financeira própria e de possibilidades de recurso a apoios externos; por isso, o ti Mina e muitas outras pessoas, terão de continuar a demandar outros estabelecimentos mais distantes, longe das suas famílias e amigos.
Ninguém se sujeita a este tipo de distanciamento, voluntariamente, nem os utentes nem os respectivos familiares, razão pela qual podemos compreender, e sentir, a tristeza que deve afligir o coração daqueles que se sentem "desterrados" e, daqueles que, não tendo outra alternativa, são forçados a aceitar tal situação.
Mesmo rodeado de pessoas que lhe são queridas, como a Drª Maria do Rosário Rodrigues Pimentel, Assistente Social do Sarzedo desde Dezembro de 2002, e anteriormente Assistente Social da Benfeita, onde se conheceram, o ti Mina, sente agora a falta da terra que o viu nascer e que, um dia, o irá acarinhar na sua última morada.
O ti Mina, com facilidade, encontra novos amigos em qualquer lugar; mas, a mágoa que sente com a falta dos mais antigos, ensombra estes seus dias que, ao contrário, mais luz deveriam receber.

- Força, amigo, estamos consigo!

VIVALDO


JORNAL DE ARGANIL - 16/09/2010

MAIOR ARROZ-DOCE DO MUNDO

Mega arroz-doce entra no Guiness

Sobremesa destrona recorde de uma localidade do norte da Grécia

DIANA DUARTE

Os 449,81 quilos de arroz-doce da Benfeita deram entrada directa no livro do Guiness. O objectivo foi cumprido através de 45 quilos de arroz, 50 quilos de açúcar, 50 litros de água e cerca de 270 litros de leite, casca de limão, canela e quatro horas de confecção. Um tacho de 1,10 metros de diâmetro por um metro de altura e 40 centímetros de pé serviram de base para as enormes quantidades, confeccionadas e mexidas por 12 pessoas. Duas colheres de pau com 1,80 metros de altura, feitas propositadamente para o efeito por um artesão de Luadas, compuseram o resto do cenário.
A Benfeita bateu, assim, o recorde da localidade de Serres, norte da Grécia, que detinha o título com 303,74 Kg de arroz-doce, desde Junho de 2010.
Inicialmente a organização apontava para 350 Kg (o ano passado foram 300 Kg), mas no final a notária contabilizou 449,81 Kg, deixando naturalmente satisfeita a organização, os benfeitenses e a população que rumou em massa até à aldeia de xisto. A organização estava naturalmente satisfeita, não só porque o objectivo foi cumprido, mas também porque, desta forma, colocou o nome da aldeia e do arroz-doce no mapa.
Evidente que, nas palavras do próprio, uma iguaria confeccionada «em modo mega» não terá o mesmo sabor que uma feita em poucas quantidades, mas o resultado final agradou.
"Eu acho que estava melhor que no ano passado, que não estava suficientemente cozido. Este ano a única coisa que aconteceu foi o fundo do tacho que se queimou ligeiramente e quando se mexeu veio com algum sabor a queimado.
Mas estava mais consistente e mais cremoso".
Comparativamente à experiência do ano passado houve, de facto, algumas mudanças, sendo a organização completamente diferente.
Tudo teve de ser certificado, os ingrediente pesados e ter o o apoio oficial de uma notária. Por outro lado, optou-se este ano por um tacho mais pequeno, em detrimento do do ano anterior que tinha 3 metros de diâmetro. "Mandámos fazer um tacho de propósito, mais pequeno, para o arroz-doce, de forma que pudesse ser melhor confeccionado".
Os ingredientes foram comprados pela organização, sem qualquer apoio, no entanto para a próxima iniciativa do género patrocinadores já se mostraram interessados em colaborar.
A entrada no guiness começou a ser preparada em Junho e é já em Junho de 2011 que a organização está a pensar. O terceiro desafio consiste em eleger o melhor arroz-doce do mundo. "Vamos tentar organizar um passatempo a nível nacional, começar logo no início de Julho - dia 10 - junto de um grande órgão de comunicação social, onde as pessoas se vão poder inscrever e cada uma poderá fazer o seu próprio arroz-doce (Nuno Gonçalves)". O júri elegerá então o melhor arroz-doce, num dia que, à semelhança das outras iniciativas, a sobremesa será certamente oferecida a quem se deslocar à aldeia.


JORNAL DE ARGANIL - 16/09/2010

Festas na freguesia

As Festas da nossa freguesia, nos meses de Agosto e Setembro, realizam-se em honra de seus Santos padroeiros. Quem abriu as festividades foi a povoação do Monte Frio, ao milagroso Bom Jesus, com a Filarmónica de Arganil. No Enxudro, ao Santo António, com um conjunto e missa; Sardal, missa e procissão com a Filarmónica Pátria Nova de Coja; Pai das Donas, missa cantada com o grupo coral da nossa igreja, de tarde abrilhantou o conjunto musical; Luadas, uma banda de Poiares; Dreia, missa e procissão com a Filarmónica de Vila Cova de Alva; Deflores, missa em honra de Santa Maria Madalena. Na Benfeita, missa cantada pela Filarmónica do Barril de Alva e procissão, além de diversos conjuntos, entre eles o Gomape, em honra de Nossa Senhora de Assunção; Pardieiros, missa cantada e procissão em honra de S. Nicolau e de Nossa Senhora da Saúde. A fechar, a Nossa Senhora das Necessidades.
Os mordomos estão de parabéns. Foram os seguintes: Bernardo Miguel, Jorge Costa, Ana Rita e Daniela Costa.
A Festa da Senhora das Necessidades terminou com um programa que teve muito brilho, pois às 9 horas desse lindo dia, tivemos o prazer da chegada da Filarmónica de Barril de Alva, que abrilhantou a festa. Às 10 horas foi a santa missa cantada pela Filarmónica e em seguida a procissão com as seguintes imagens: S. Bartolomeu, Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Mártir S. Sebastião.
Na véspera foram em procissão de velas para fazerem parte da festa e por fim participaram as Irmandades de S. Nicolau e Senhora da Saúde de Pardieíros, e a Irmandade do Santíssímo da nossa terra.
Depois da festa decorreu o leilão de ofertas, o almoço onde estiveram 51 pessoas.
A tarde foi animada pela Filarmónica e pelo Rancho de Covas (Tábua), que com suas danças e cânticos deram um brilho à festa.
Este maravilhoso Rancho foi muito aplaudido pela assistência, o qual eles agradeceram delicadamente.

MINA


JORNAL DE ARGANIL - 12/09/2010

Liga de Melhoramentos da Freguesia da Benfeita

CONVOCATÓRIA

De harmonia com os Estatutos da Liga de Melhoramentos da Freguesia da Benfeita, convoco todos os associados para a Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na sede da Liga, sita em Benfeita, no próximo dia 5 de Setembro de 2010, pelas 16:00 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Exposição do Plano de Actividades realizado pela Direcção, no Exercício de 2009/2010.
2. Análise e discussão de assuntos de interesse geral da Liga.
3. Eleição dos novos corpos sociais para o período de 2010/2012.

Benfeita, 12 de Agosto de 2010.

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

José Alberto Oliveira Gaspar

NOTA: A Assembleia funcionará à hora marcada desde que estejam presentes a maioria dos associados, e meia hora depois com qualquer número de presenças.

JORNAL DE ARGANIL
19/08/2010-Nº4263


JORNAL DE ARGANIL - 12/08/2010

Mega Arroz-Doce

Benfeita quer estar no Guinness!É já no próximo dia 12 de Setembro, a partir das 14h00, que a população da Aldeia do Xisto da Benfeita, no Concelho de Arganil, vai organizar um mega arroz-doce.

Após a experiência levada a cabo no ano passado, em que o tacho gigante, de 3 metros de diâmetro por 1 de altura, permitiu confeccionar o mega arroz-doce, este ano a organização pretende entrar para o Guinness e bater o recorde do mundo, com a confecção de 350 kg desta apreciada iguaria.

O arroz-doce será servido, gratuitamente, a todos aqueles que no próximo dia 12 de Setembro, visitarem a Benfeita.

oooOOOooo

Veja, aqui, mais informação sobre o actual recorde mundial, de 303,74 kgs. registado em Serres, no norte da Grécia.


JORNAL DE ARGANIL - 29/07/2010

Almoço do Grupo Coral

O Grupo Coral da nossa Igreja levou a efeito um belo almoço no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, no Domingo, dia 18. Estavam presentes cerca de 30 pessoas que saborearam a refeição servida pelo restaurante "O Refúgio", de Carapinha - Tábua, dos nossos amigos Paulo Rosário e esposa. Foi um belo convívio.

Encontro de Grupos

No dia 13 de Julho, reuniram-se no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades os seguintes grupos desta região: Centro Social de Anceriz, Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, Centro Social de Coja, Centro Social de Benfeita e Centro de Dia de Pomares.
Foi uma tarde de convívio cheia de alegria. Ao início da tarde o sr. Padre Diniz celebrou Missa na Igreja de Nossa Senhora da Guia. Depois, houve animação com música e canto. Não faltou o nosso amigo Brazílio Figueira, com o seu acordeão, e o Arlindo Costa, de Monte Frio, que animaram o baile. A festa encerrou com um recheado lanche.

Todos voltaram para as suas casas, animados e felizes. A nossa assistente social, drª Elisabete Cordeiro, agradeceu a todos a reunião dos grupos num mesmo convívio.

Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção

Realiza-se entre os dias 12 e 16 de Agosto, com o seguinte programa:

Dia 12
17:00 - Terço, na Igreja Paroquial.
21:00 - Abertura do Bar e da Quermesse.
22:00 - Arruada com o capitão de Anseriz.

Dia 13
16:00 - Jogos tradicionais.
17:00 - Terço, na Igreja Paroquial.
23:00 - Actuação do Grupo musical "Gomape Music".

Dia 14
16:00 - Torneio de Sueca, no campo de futebol.
16:30 - Aprender é divertido - Histórias de encantar, no salão da Junta de Freguesia.
17:00 - Terço, na Igreja Paroquia.
21:00 - Actuação do Grupo "Know-I-Dear", no Quiosque.
23:00 - Actuação do Grupo "SUB 21".

Dia 15
07:30 - Alvorada com os "Bombos de S.Nicolau", dos Pardieiros.
09:00 - Chegada da "Banda Filarmónica Barrilense".
11:30 - Missa solene, seguida de procissão.
13:30 - Leilão de ofertas.
15:30 - Actuação da Banda Filarmónica.
16:00 - Actuação do "Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil".
17:30 - Actuação do Rancho "Os Malmequeres", da Cerdeira.
22:00 - Actuação do Grupo "PIMBA-PIMBA", com entrega dos prémios dos jogos.

Dia 16
10:30 - Missa e procissão.
16:30 - Sardinhada.
17:00 - Actuação da "Tuna Cantares de Coja".

MINA


JORNAL DE ARGANIL - 22/07/2010

POETA SIMÕES DIAS HOMENAGEADO

Dia marcante para a aldeia

Abertura da Loja da aldeia e Casa Memória Simões Dias representam valorização cultural e consolidação dos produtos locais.

por: Diana Duarte

Foi inaugurada a loja das Aldeias do Xisto da Benfeita, a 12ª da rede de lojas daquele conjunto de territórios, e aberta a Casa Memória Simões Dias, num domingo, 18, de homenagem ao poeta do século XIX.

Veja aqui, a notícia completa.


COMUNIDADE - 15/07/2010

2ª Grande Corrida
Carrinhos de Rolamentos

Pool PartyRealizar-se-à próximo no fim-de-semana de 7 e 8 de Agosto, pelo segundo ano consecutivo, uma grande corrida de carrinhos de esferas.

Mais uma vez, os "bólides artesanais" irão desafiar a força da gravidade numa descida radical, entre as Luadas e a Benfeita.

Para participar nesta prova é preciso ter muita coragem, imaginação e loucura, como ingredientes necessários para construir e conduzir as geringonças móveis ao longo do sinuoso e íngreme percurso.

Esta actividade exige muita concentração e perícia, e proporciona um grande espectáculo radical de velocidade, garantindo elevados índices de adrenalina a todos os partipantes.

CALENDÁRIO DAS PROVAS:

Dia 7
19:00 - Treinos livres
21:30 - Início da prova

Dia 8
10:00 - Treinos livres
15:00 - Início da prova

Veja, aqui, o Cartaz e o Regulamento e Ficha de Inscrição da competição.


COMUNIDADE - 14/07/2010

Pool Party 2010

Pool Party, na Benfeita!

Com este nome pomposo e um cartaz bem apelativo, para satisfazer o gosto da nova juventude "Facebook" e atrair os novos imigrantes estrangeiros que vivem nas nossas terras, surgiu agora uma nova oportunidade de convívio, no Quiosque e no espaço polivalente da praia fluvial, da Benfeita.

Aos participantes apenas é pedido que tragam um traje de banho, sendo prometido muita música para dançar, diversão e água fria na ribeira, para refrescar e descontrair.

Está prevista a presença de muitos jovens e animação, até altas horas da madrugada, no 1º bailarico do açude da Benfeita.


Adxtur ADXTUR - 14/07/2010

Inauguração da Loja
Aldeias do Xisto de Benfeita
18 de Julho

É dia 18 de Julho que Benfeita inaugura a sua Loja Aldeias do Xisto. Um espaço que, do tradicional ao moderno, terá um conjunto de produtos inspirados pela sua gente, pela serra com nome de ave, pelas paisagens incríveis. O dia é ainda marcado pela homenagem ao poeta José Simões Dias.

Programa:

15:45 - Romagem ao Cemitério da Benfeita e deposição de flores no monumento fúnebre do poeta Simões Dias, da autoria do Arq.Jorge Gonçalves.
16:00 - Inauguração da Loja Aldeias do Xisto de Benfeita.
16:30 - Abertura da "Casa Memória Simões Dias", com a Inauguração da Exposição de Pintura de homenagem a Simões Dias "Levanta-me do pó nas asas cândidas", da autoria de vários artistas do Porto.
17:00 - Visita à aldeia e Inauguração da Instalação-Itinerário do poeta, da autoria de A.Péssimo, José Calisto e Isabel Amaral.
18:00 - Degustação de produtos regionais, com a presença de alguns artesãos da Freguesia de Benfeita.

ADXTUR - Rede das Aldeias do Xisto


JORNAL DE ARGANIL - 10/06/2010

Maio, mês de Maria

Nossa Senhora de Fátima O mês de Maio é o mês consagrado a Nossa Senhora. Muitos fiéis se reuniram, todos os dias, na Igreja de Santa Cecília, padroeira da nossa freguesia, para celebrarem a Oração do Terço.
O altar de Nossa Senhora de Fátima esteve sempre iluminado com velas que os devotos de Nossa Senhora ali colocavam.
O fim do mês de Maio marcou o fim das cerimónias. Foi feita uma procissão pelo itinerário do costume. O andor da linda imagem de Nossa Senhora estava devidamente enfeitado, sendo que durante a procissão foi rezado o Terço e foram entoados cânticos à Nossa Mãe do Céu.
Apesar da população ser pouca, ainda se juntaram cerca de 50 pessoas no cortejo de encerramento das cerimónias do mês de Maria.

MINA


VIVALDO QUARESMA - 09/05/2010

A Frescura das Cascatas

Pose dos participantes antes da caminhada!

Com a iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, colaboração da ADXTur e organização da Junta de Freguesia da Benfeita, realizou-se mais um circuito pedestre pelo Caminho do Xisto da Benfeita, com saída do Largo do Areal, às 10:30, num domingo que ameaçava ser chuvoso e difícil, considerando o grau de dificuldade deste percurso.

Os participantes estavam motivados para enfrentar as contrariedades que o tempo chuvoso poderia provocar no terreno, tornando-o lamacento, nas partes de terra, e escorregadio sobre o xisto molhado, ou nas partes do trilho cobertas por erva ou folhagem.

À última hora verificaram-se algumas desistências de pessoas que, confiando nas previsões meteorológicas negativas, não compareceram na caminhada; no entanto, a opinião final dos 42 participantes presentes foi bastante positiva, primeiro porque vinham preparados com calçado apropriado anti-derrapante, impermeáveis e chapéus de chuva e, depois, porque o tempo melhorou substancialmente (dir-se-ia que S.Pedro olhou por nós) e a folhagem "borrifada" oferecia um espectáculo maravilhoso, corria muita água nas cascatas (fazendo jus ao nome da iniciativa), o ar estava puro, leve e fresco (delicioso), sem poeiras nem pólens, um autêntico bálsamo para os pulmões.

E porque "Homem prevenido vale por dois", o percurso decorreu sem qualquer sobressalto ou contratempo e, até os "Comes e bebes" oferecidos pela Organização estavam a contento de todos. Mas, bonito, bonito, foi ver o sorriso de todos (sem excepção), manifestando a sua satisfação em ter vindo ao Caminho do Xisto da Benfeita e o desejo, de alguns, que prometeram voltar para repetir.

VIVALDO QUARESMA

Veja as fotos e comente esta notícia no Entre aqui no Facebook, do Site da Benfeita!


VIVALDO QUARESMA - 08/05/2010

As obras do Centro Social

Aspecto actual da construção do Lar da Benfeita!

Prosseguem as obras do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial da Benfeita e, um ano depois de terem começado, os trabalhos já se encontram na fase de interiores. É uma fase muito demorada pois mexe com as infraestruturas de canalização, electricidade e climatização, seguida do revestimento dos tectos, chão e paredes; por isso, ainda vem longe a data da inauguração desta nova valência do nosso Centro Social. No entanto, é de salientar a dedicação e o profissionalismo dos trabalhadores envolvidos nesta obra e o interesse que ela tem suscitado nos habitantes desta freguesia.

Os benfeitenses começam já a acreditar que o novo Lar de Idosos da Benfeita irá ser uma realidade e que virá beneficiar toda a freguesia. Só não sabem quando isso acontecerá, dado que ninguém ignora a falta de meios financeiros para a conclusão da obra.

Durante muitos anos se soube da existência do terreno comprado ao herdeiro do "tio Brotas", pela Fábrica da Igreja, e da sua intenção de o integrar no espaço do Centro Social, localizado imediatamente a seu lado, para construção de um Lar para Idosos.

A Fábrica da Igreja, financeiramente, quase ficou "depenada" com essa aquisição e só ao fim de muitos anos conseguiu reunir alguns fundos para fazer sair do papel o projecto do Lar; mas, foi logo avisando os paroquianos da falta de apoio financeiro por parte do Estado e que não havia dinheiro disponível para terminar o projecto, pelo que teria de haver uma participação voluntária da população e, muito em especial, dos futuros utentes do Lar.

Neste momento, as obras de ampliação do Centro de Dia, para instalação de um Lar de Idosos, estão a correr a bom ritmo e tem havido compreensão por parte da população que tem contribuído com alguns donativos, como sinal de reconhecimento da importância desta nova valência do Centro Social.

As almas boas e caritativas que, eventualmente, estejam interessadas em prestar o seu donativo deverão contactar o Centro de Dia, na pessoa dos senhores António Martinho ou Carlos Cerejeira, tesoureiro.

Deixamos, aqui, o contacto telefónico do Centro Social, para quaisquer outras informações relacionadas com donativos: 235741202.

VIVALDO QUARESMA


2017201620152014201320122011 |  2010 |  2009200820072006200520042003