BENFEITA.BLOG.2006

NOTÍCIAS DA TERRA...


JORNAL DE ARGANIL - 28/12/2006

CENTRO DE DIA TEVE NATAL

O nosso Centro de Dia esteve em festa. Foi no passado dia 16. Sem dúvida um dia de convivência e alegria.
Cerca das 11 horas foi celebrada missa em acção de graças e por alma dos utentes que já partiram para o Além, pelo padre dr. António Dinis, que fez uma homilia muito bonita sobre a quadra.
No fim da missa todos se reuniram no adro da igreja, aonde lhes foi oferecido um beberete e, momentos depois, no Centro de Dia, foi servida uma tibornada bem preparada e um bem confeccionado arroz-doce e mais iguarias, não faltando o bolo-rei.
No final da refeição, a drª Cláudia leu uma mensagem da drª Maria do Rosário Pimentel, que esteve ao serviço deste Centro durante nove anos e que deixou bastantes saudades. Todos retribuiram que passe, também, um bom ano.
Vieram, depois, as palavras. O presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Oliveira Martins, elogiou o ambiente vivido; Carlos Cerejeira leu um belo discurso de sua autoria, relacionado com a quadra que atravessamos e a assistente social, drª Elisabete Cordeiro, desejou a todos boas-festas e um ano novo próspero, sobretudo com saúde.
E o dia continuou sob o signo da alegria, pois a tarde foi de festa, com a integração dos utentes do Monte Frio e Pardieiros e as crianças da escola, na companhia da sua professora Carla Gouveia.
E foram as crianças, com a sua jovialidade, que exibiram algumas peças de teatro. Num gesto muito bonito, uma criança entregou um ramo de flores à utente mais idosa do Centro de Dia, com 97 anos.
Pelas funcionárias do Centro foram vendidas rifas para sortear o Cabaz do Natal, cujo 1º prémio beneficiou José de Jesus Estrela, das Luadas, tendo já sido, no ano passado, comtemplado com o mesmo prémio; o 2º prémio coube a Artur Nunes da Costa e o 3º a Mota Viegas, da firma Mar & Serra, de Oliveira do Hospital.
A terminar não só foram lidas umas quadras alusivas à quadra natalícia, por parte de Gilberta Santos Nunes, esposa de Eduardo Dias, como aqui deixamos os mais justos elogios de como a festa decorreu.

MINA


A COMARCA DE ARGANIL - 07/12/2006

Liga organiza festa de fim de ano

A Liga de Melhoramentos vai organizar, na sua sede, uma festa para comemorar a passagem de ano.
Este evento requer por parte dos interessados uma inscrição prévia, a qual se terá de fazer acompanhar pelo respectivo pagamento, que pode ser feito no Café Central ou na mercearia do sr.Artur, até ao dia 26.
Para mais informações contactar 96.926.2900 (João Martins).
A direcção da Liga aproveita, também, para desejar a todos os associados e benfeitenses um Feliz Natal e um próspero ano de 2007.


JORNAL DE ARGANIL - 24/08/2006

Apelo aos BENFEITENSES

Nossa Senhora das Necessidades carece de ajuda!..

O Santuário de Nossa Senhora das Necessidades é, por excelência, um ponto de grande interesse turístico que, diariamente, recebe a visita de dezenas de forasteiros que procuram a paz de alma e espírito que o local proporciona.
Atenta a esse facto está a Comissão de Embelezamento, presidida pelo acérrimo benfeitense António Quaresma Martinho que, com grande sensibilidade, desde há anos se preocupa não só com a conservação do Património, mas também com todo o alindamento do espaço físico envolvente.
Estão neste momento em curso obras de grande envergadura, que explicamos na circular que abaixo transcrevemos.
Conforme se explica, os custos são elevados e as verbas são escassas. Daí que se faça um apelo a todos os amigos de Nossa Senhora e da Natureza para que colaborem, na medida das suas possibilidades e boa vontade.
Por ser impossível, por razões óbvias, enviar circulares a toda a gente, aqui fica desde já o apelo da Comissão e os sinceros agradecimentos para as muitas pessoas que já colaboraram.

Para conhecimento de todos transcrevemos a referida circular:

A Comissão de Embelezamento e Manutenção do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades pretende prosseguir os empreendimentos, há anos iniciados, de valorização turística deste aprazível local.
Das obras a realizar na CAPELA DA SENHORA DA GUIA destacam-se as seguintes:

Reparação dos telhados e de infiltrações de águas;
Recuperação das fachadas, torre e alpendres;
Pavimentação a mosaico cerâmico e lambrim revestido a azulejo;
Picar e rebocar as paredes interiores e exteriores que se encontrem danificadas;
Pintura do interior e exterior;
Bancadas novas;
Colocação de mesas e bancos na área exterior, procurando criar um parque de merendas, condigno e atractivo, tão solicitado pelos inúmeros turistas que nos visitam e
Instalação eléctrica nova.

Facilmente se conclui que tais investimentos são de valor elevado que as nossas receitas não comportam.
Sabendo que é um amigo da sua terra e da nossa região e que gosta de saborear a natureza, a Comissão, constituída por António Quaresma Martinho (Benfeita), Eduardo Dias (Benfeita), Artur Nunes da Costa (Benfeita), José Pereira dos Santos "Zé da Quinta" (Benfeita), Rogério Simões Martins (Benfeita), Carlos Prata Simões (Benfeita), António Correia Duarte (Pardieiros), António Alberto Martins (Benfeita) e Brasílio Augusto Figueira (Pai das Donas), por intermédio do "Jornal de Arganil" solicitar o apoio financeiro que entender confiar-lhe para solver os compromissos inerentes a este projecto que já se encontra em curso.

NOTA: Não nos foi pedida a divulgação deste apelo mas acarinhamos este projecto, e gostaríamos de apresentar, aqui, algumas fotografias com o andamento dos trabalhos. Agradecemos antecipadamente a quem se queira disponibilizar para esta tarefa.


JORNAL DE ARGANIL - 22/06/2006

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

No passado dia 11 realizou-se a festividade em honra do Santíssimo Sacramento, com a participação da Filarmónica de Côja, sob a regência do prof. Daniel Gonçalves que, depois de cumprimentar a população, abrilhantou também a missa, celebrada pelo padre dr.António Dinis, e a procissão. À celebração eucarística assistiram muitos fiéis, entre os quais as crianças que fizeram a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé, acompanhadas pelos pais.
Na procissão, com a incorporação de muita gente, integraram-se também as três Irmandades da Freguesia: Senhora da Paz, do Sardal; S.Nicolau e Senhora da Saúde, dos Pardieiros e Santíssimo Sacramento e Senhora da Assunção, da Benfeita.
No final foram leiloadas pequenas ofertas que tinham sido oferecidas ao pároco durante a missa, cuja verba apurada reverteu a favor da Igreja.
Deixamos os parabéns aos mordomos pela forma como decorreu a festa. Foram eles: José Gonçalves da Costa Pinheiro, das Luadas; João Mesquita, da Dreia e Carlos Martins Pereira , da Benfeita, e as meninas: Diana Pereira, do Enxudro e Patrícia Alexandra Pereira Marques, das Luadas.
Para realizar a festa do ano que vem foram nomeados os seguintes mordomos: Joaquim José Oliveira e Aurélio Quaresma, da Benfeita; João Manuel Marques Oliveira, dos Pardieiros e Amândio Henriques, do Monte Frio, e as meninas: Catarina Fonseca e Mariana Costa, da Benfeita.

MINA


20172016201520142013201220112010200920082007 |  2006 |  200520042003